As maiores empresas ligadas aos sistemas de informação ou redes sociais disponibilizam diversos cursos "on line", muitos deles gratuitos, orientados naturalmente para a sua própria plataforma e de acordo com os seus interesses que, não obstante este condicionalismos, podem revelar-se úteis e interessantes.
A título de exemplo, o Facebook disponibilizou, recentemente, um conjunto de cursos, sob uma designação que indicía destirarem-se a jornalistas, mas que são efectivamente mais abrangentes e generalistas, e que incluem matérias variadas, que vão desde a protecção do perfíl e defenições de privacidade, até ao sistema de anúncios e formas de divulgação de mensagens.
Naturalmente, os conteúdos estão em inglês, pelo que convém dominar adequadamente esta língua, e algumas ideias ou conceitos poderão estar mais de acordo com a cultura anglo-saxónica, sobretudo a americana, do que com aquela que nos é mais familiar, sendo certo de que mesmo parte do enquadramento legal é completamente distinto, tal como o é a forma de actuação das autoridades ou a reacção da própria sociedade.
Estes cursos, que consistem em diversos módulos, para utilizadores com menor ou maior experiência, visam conferir um conjunto de competências que são essenciais para quem utiliza a Internet, sobretudo para aqueles que criam ou gerem conteúdos, e que se defrontam com um crescente número de situações complexas, entre estas as faltas notícias ou o assédio e provocação de quem pretende prejudicar o seu trabalho ou fomentar a sua própria agenda.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário