Para quem não dispõe de um veículo compatível com os protocolos OBD2 mais comuns, continua a existir a possibilidade de dispor da projecção da velocidade, e, eventualmente de mais alguma informação, directamente sobre o parabrisas, reproduzindo, embora de forma limitada, o conceito de "head up display".
Este tipo de tecnologia, que começou por ser utilizada na aviação e hoje já transitou para os veículos, consiste, essencialmente, na projecção da informação mais relevante numa superfície transparente, posicionada diante do piloto, ou do condutor, de modo a permitir continuar a visualizar o ambiente circundante sem desviar o olhar para o painel de instrumentos.
Naturalmente, equipamentos ligados ao sistema de gestão electrónica, para além de receberem e apresentarem mais informação, incluindo a nível dos sensores instalados, dispensam que alguns sensores ou receptores estejam integrados, pelo que serão menos dispendiosos, com maior número de funcionalidades, mas, inevitavelmente, necessitam de estabelecer comunicação na altura da instalação.
Num veículo, esta comunicação é feita via porta OBD2, recorrendo a um dos protocolos mais comuns, aqueles que são, tipicamente, suportados por equipamentos genéricos, pelo que, para quem não implemente este tipo de comunicação, resta a hipótese de usar um dispositivo autónomo que, essencialmente, incluí um receptor do sinal de GPS e um sistema de projecção de imagem.
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