Já abordamos por diversas vezes o uso de seguidores e descrevemos alguns dos modelos mais utilizados no mercado, nomeadamente os da linha TK e seus derivados, mas, sendo esta uma área em permanente inovação, voltamos a eles periodicamente, por serem um assunto que consideramos relevante.
Talvez a maior inovação dos últimos anos seja o facto de os localizadores mais recentes, para além do sistema GPS, suportarem agora o Glonass russo, o Galileo europeu e o Beidou chinês, o que dificulta o bloqueio da recepção do sinal de satélite, mas mantendo a mesma vulnerabilidade quando às comunicações via rede móvel, cujas frequências são conhecidas de todos.
A localização via GSM/GPRS, a operar nas habituais frequências de 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz, que cobrem as redes existentes em termos internacionais, continua a ser padrão, sendo raro o modelo que recorre às frequências usadas pelo 4G, o que só encarece o modelo sem que represente um substancial aumento de funcionalidades, mas que pode ser relevante em termos de segurança, dado que poucos bloqueadores cobrem as frequências do 4G.
O modelo que hoje apresentamos foi concebido para motociclos, sendo particularmente compacto, mas carecendo de instalação, seja em termos físicos, dado que a ideia é abrir um orifício onde este dispositivo possa ser aparafusado, seja no respeitante à alimentação, devendo ser ligado a um ponto de corrente onde esta esteja presente mesmo que o veículo esteja desligado.
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