sábado, março 14, 2020

1.000 "feedbacks" positivos no eBay - 1ª parte

Ao atingir um milhar de "feedbacks" positivos no eBay, não queremos deixar de salientar o quanto esta plataforma nos permitiu poupar e adquirir um sem número de produtos que, antes da constituição de um conjunto de grandes plataformas de agregação de vendedores, como o Aliexpress, o Wish ou o Banggood, eram difíceis de encontrar.

Na verdade, este milhar de "feedbacks" positivos corresponde a mais, dado que, durante alguns anos, caso um membro do eBay recebesse um "feedback" no mesmo sentido de outro num prazo de seis meses, apenas um contava, ou seja, por exemplo, independentemente no número de "feedbacks" positivos, caso os mesmos se agrupassem num intervalo de meio ano, o contador seria apenas incrementado de um.

Esta regra, que visava, essencialmente, evitar que alguém construísse um "feedback" com base num par de perfís, ou num sistema rotativo, em que os membros retribuiam entre sí os "feedback", gerando assim uma reputação tão positiva quanto enganadora, foi revogada quando os meios de aferição e controle passaram a detectar automaticamente este tipo de situação, removendo quem pratica este tipo de fraude reputacional, destinada a simular uma seriedade que, obviamente não existia.

Com o tempo, e iniciamos a presença no eBay em Novembro de 1999, a própria plataforma evoluiu de forma muito significativa, com os vendedores particulares, que procuravam vender excedentes ou artigos de que já não precisavam, e que de início eram a maioria dos membros do que era, sobretudo, um "site" de leilões, a passarem a minoria, suplantados pelos profissionais, sobretudo baseados na Ásia, que disponibilizam uma variedade de produtos quase infinita.

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