quinta-feira, junho 10, 2021

"Kit" de motorização para bicicletas - 3ª parte

Para quem tenha interesse num modelo mais personalizado, e que pode ter melhores características, existem todas as peças necessárias para construir um motociclo único, que, para além de uma estética mais atractiva tenha outros melhoramentos, como um sistema de travagem mais eficaz ou um depósito de combustível de maior capacidade, obtendo um produto mais funcional, capaz de ser utilizado no dia a dia com menos restrições.

Naturalmente, este tipo de motociclo não tem a sofisticação das modernas bicicletas eléctricas, recorrendo a uma tecnologia antiga e poluente, embora as emissões sejam reduzidas, dado que o motor é de pequena cilindrada, e o facto de ser montado de forma artesanal pode levantar algumas questões, incluindo a nível legal, que devem ser equacionadas com atenção.

Daqui decorre que a sua utilização em vias destinadas a bicicletas pode ser dúbia, por este tipo de bicicleta motorizada nada ter a ver com os modelos habitualmente utilizados nas ciclovias que são cada vez mais frequentes em muitas cidades, não obstante, em termos legais, não serem distintas do modelo mais comum em Lisboa, concretamento o da Gira.

Com preços entre os 100 e os 150 Euros para um "kit" de conversão completo, que inclui tudo o que é necessário para dispor de um motociclo funcional, partindo de uma bicicleta, expedido a partir de um país comunitário, como a Alemanha, esta pode ser uma solução interessante para todos quantos pretendam um meio de transporte barato, prático e de muito baixo custo.

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