sábado, fevereiro 12, 2022

Denunciar "phishing" via SMS - 2ª parte

Assim, será sempre de reportar o número emissor ao operador, que costuma disponibilizar um endereço para este tipo de denúncia, e que pode, efectivamente, desactivar o número e o próprio equipamento em que este é utilizado, ou assinalá-lo para o caso de ser reutilizado no mesmo tipo de actividade, o que facilita uma rápida detecção e uma acção imediata.

A título de exemplo, o endereço destinado a este efeito disponibilizado pela Altice, responsável pela rede MEO, é csirt@telecom.pt, sendo que, tipicamente, respondem e agem nas 24 horas seguintes à denúncia, com a informação possível, o que significa que nunca serão publicitadas as medidas adoptadas, mas tão somente que houve uma acção em conformidade.

Embora a maior parte dos destinatários deste tipo de mensagem se limite a um reflexo de alívio pelo facto de não terem sido enganados, esta não é a solução que preconizamos, dado que permite a um criminoso continuar em actividade, ao não bloquear o número emissor e, sobretudo, permitindo que o "site" a aceder, ou outro endereço perigoso, continuem activos e, potencialmente, a fazer vítimas.

Ao contribuir para que este tipo de actividade criminosa deixe de ser rentável, mais do que com a detenção de alguns criminosos, haverá tendência para que este tipo de ataque diminua, mas também para que os operadores tenham uma melhor perspectiva da sua dimensão e implementem meios mais adequados para a prevenir e combater, tornando o espaço virtual mais seguro.

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