Com o passar de anos após a descontinuação dos modelos que utilizam o popular comando de dois botões 3TXB, ou seus derivados, comum a diversos Land Rover e Rover dos anos noventa, com a produção a prolongar-se pela década seguinte, obter um destes comandos começa a ser mais difícil e, inerentemente, mais dispendioso.
No eBay inglês ainda se encontram unidades em segunda mão, em número razoável e por um preço módico, bem como os "kits" de reparação, composto pelos "microswitch" e botões de borracha, que tendem a desgastar-se com o uso, e que, muitas vezes, vêm acompanhados de uma caixa de de uma bateria CR2032 novas.
Em alternativa, um laboratório de electrónica pode, nalguns casos, efectuar a reparação deste comando que se baseia no "chip" MLX151130, que pode ser adquirido em casas da especialidade ou no Aliexpress por um preço módico, tal como podem ser adquiridos os restantes componentes soldados na placa base, o que, conjuntamente com o "kit" de reparação, pode resultar num comando virtualmente novo.
Dado que a placa base, sendo bastante simples, com poucas pistas, tende a resistir bem, salvo em caso de impactos sérios, que dificilmente podem ocorrer sem a destruição completa do comando, em caso de falha a sua reconstrução tende a ser possível, normalmente começando pela soldadura do suporte da bateria, que deve ser substituída com regularidade, seguindo-se os "microswitches", eventualmente acompanhados dos botões em borracha e da caixa, passando depois aos componentes electrónicos, obviamente os de substituição mais complexa, mas que permitem ter, no final, um comando novo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário