quinta-feira, maio 12, 2022

O bloqueador de publicidade uBlock - 1ª parte

O uBlock é uma extensão disponível para vários navegadores baseados em "Chromium", entre estes os populares Chrome ou Opera, destinado a bloquear anúncios e "pop ups" durante a navegação na Internet, tornando o carregamento de páginas mais rápido e diminuindo as possiblidades de intrusão, com óbvias vantagens em permos de privacidade.

Este é um bloqueador leve, com escasso impacto em termos de memória e de processamento, mesmo quando carrega diversos tipos de filtros, sendo particularmente fácil de configurar e parametrizar, podendo o utilizador estabelecer novos tipos de filtragem e excepções.

Tal como outras extensões, o uBlock é de instalação muito simples, virtualmente automática, bastando descarregá-lo e adicioná-lo ao navegador, ficando disponível com a configuração base assim que activado, com os comandos de exclusão das listas de bloqueamento imediatamente acessíveis ao utilizador, que terá, igualmente, acesso a um interessante conjunto de estatísticas resultantes do funcionamento do programa.

Tal como acontece com o bloqueador de anúncios nativo do Opera, também o uBlock recorre a listas, sendo que as seguintes são carregadas e ficam activas com a configuração nativa:

- EasyList
- EasyPrivacy
- Peter Lowe’s Ad server list
- Online Malicious URL Blocklist

Sem comentários: