O sucesso do MB WAY, com cinco milhões de utilizadores, teve como consequência o aparecimento de um sistema rival, por iniciativa do Banco de Portugal, e que permite, igualmente, a transferência de dinheiro de forma electrónica, recorrendo apenas ao número de telemóvel, o que dispensa conhecer o IBAN, até agora essencial para qualquer tipo de transferência de uma conta para outra sem recurso a plataformas externas.
Designado por SPIN, esta plataforma já está disponível em 14 instituições, correspondendo a 30% do mercado, com os bancos a terem três meses para disponibilizar esta funcionalidade nas suas aplicações e "sites", pelo que em Setembro, estima-se que esta possibilidade esteja ao alcance de todos os clientes do sistema bancário que queiram aderir ao sistema.
O funcionamento é simples, sendo necessário que exista uma associação entre o número de telefone e o IBAN, que o utilizador tem que efectuar antes de poder utilizar esta plataforma, após o que pode fazer uma transferência para um número de destino, que pode constar da lista de endereços do utilizador, o que facilita a pesquisa da informação e evita erros ou enganos.
Na altura da transferência é fornecida a informação relativamente ao destino, incluindo, para além do número de telefone, o IBAN e o nome do destinatário da transferência, o que, em princípio, vai reduzir substancialmente a possibiliade de fraude, muito associada ao MB WAY, que não disponibiliza o mesmo tipo de informação.
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