A linha 212, que incluirá vários modelos, estará disponível a partir de Junho de 2024 com preços que, na China, começam nos 14.000 dólares, um valor muito abaixo de qualquer veículo com características semelhantes, mas desconhece-se ainda se será exportado para a Europa, sobretudo tendo em conta a legislação anti poluição, não sendo de excluir que apareçam em pequenas quantidades nalguns países europeus.
Não nos espantaria que, caso o BAW 212 fosse comercializado na Europa, rapidamente surgissem "kits" estéticos que aproximassem a sua aparência com a dos Defender 110, substituindo os guarda lamas e grelha dianteira, ficando, obviamente o grande portão traseiro, bastante mais prático do que o do modelo da Land Rover, como factor que imediatamente diferenciam os dois modelos.
Era de prever que, quando a Land Rover optou por descontinuar o anterior Defender e a INEOS construiu o Grenadier, com inegável sucesso, surgissem na China alternativas, esperando-se por mais informações para aferir da real valia deste BAW 212, que, caso se comercializasse em Portugal, custaria muito mais do que os 13.450 Euros resultantes da conversão cambial, mas ficando. certamente, muito abaixo de qualquer alternativa de outra marca.
Apesar da estética algo discutível para quem aprecia os antigos Defender, e que poderia ser parcialmente corrigida, este BAW 212 não deixa de ser interessante para quem pretende um todo o terreno fiável, simples e com excelente desempenho, que, caso estivesse disponível na Europa, seria um sério concorrente para muitas marcas, cujos veículo, mais sofisticados, são francamente mais dispendiosos e nem sempre mais eficazes fora de estrada.
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