Metade das chamadas efectuadas para a linha de emergência 112 durante o ano de 2024 foram consideradas falsas, ou seja não correspondiam a situações de emergência, o que não quer dizer que em liga tivesse como objectivo prejudicar o serviço, correspondendo a uma utilização indevida do número.
Infelizmente, ainda são muitos aqueles que, por brincadeira ou má fé, ligam para a linha de emergência, tentando mobilizar meios de socorro para acorrer a situações que não existem, o que configura crime, mas muitos outros, por mera ignorância, ou desespero, reportam situações que, mesmo podendo ser graves, não correspondem a uma emergência no âmbito do 112.
Desde o esquecimento de chaves de casa a queixas por ruido, passando por acidentes de viação sem vítimas, muitos são os motivos que alguns encontram para ligar para o 112 em situações onde se deve ligar para entidades tão diversas como uma esquadra de polícia, a linha Saúde 24 ou mesmo uma empresa particular que resolva o problema específico com que se deparam.
Também é verdade que, num momento de desespero, onde a racionalidade está pouco presente, pode haver uma maior tendência para ligar para o único número memorizado associado ao que, para quem liga, se trata de uma emergência, mas que, à luz da legislação em vigor, não pode ser tipificado como tal.
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