terça-feira, outubro 06, 2009

Comunidade Europeia lança serviço melhorado de georeferenciação


Image Hosted by Imageshack
Um satélite do futuro Galileu

Foi dado início ao funcionamento do serviço de navegação por satélite EGNOS, como primeiro passo da implementação do sistema Galileu, cujo lançamento se tem vindo a atrasar sucessivamente enquanto os custos inerentes à sua implementação aumentam.

Para a Comissão Europeia (CE) o rival europeu do GPS será de maior precisão, mantendo a gratuicidade, mas esta continua a ser uma solução complementar que não confere a autonomia que só um sistema completamente independente garante.

O EGNOS é um sistema complementar baseado em satélites, não uma plataforma autónoma, como acontecerá com o Galileu e destina-se a melhorar a precisão do GPS, de modo a poder ser utilizado num maior número de soluções que impliquem uma margem de erro mínima.

O lançamento do EGNOS, independentemente da sua importancia, acaba por não esconder o óbvio atraso do Galileu, o aumento do seu custo e a possibilidade de, quando estiver operacional, ter que competir não apenas com o GPS, mas com os sistemas russo, caso seja aberto ao uso comercial, e com o chinês, que deverá entrar ao serviço com alguma brevidade.

Sem comentários: