quarta-feira, outubro 07, 2009

Utilizadores do Hotmail vítimas de "phishing"


Image Hosted by ImageShack
Um écran de login do Hotmail

Foram desactivadas perto de 20.000 contas de utilizadores de Hotmail que foram vítimas de um ataque de "phishing", suspeitando-se que também contas de correio electrónico do Google e do Yahoo também possam ter sido afectadas.

Estes utilizadores receberam mensagens, aparentemente genuinas, que os levou a dar entrada do seu endereço de correio e respectiva "password" em "sites" falsos, onde as mesmas foram recolhidas de modo a poderem ser utilizadas de forma indevida.

A Microsoft bloqueou estas contas, obrigando a uma revalidação, mas o problema é francamente mais grave, porque são muitos os utilizadores que usam a mesma identificação noutros serviços, inclusivé a nível bancário, pelo que mesmo salvaguardando o correio electrónico, podem continuar em risco e sofrer consequências gravosas.

Recomendamos aos nossos utilizadores que tenham alguma dificuldade de aceder às suas contas de correio e necessitem de efectuar uma revalidação, que substituam imediatamente a palavra passe em todos os "sites" onde esta é comum com aquela que poderá ter sido exposta durante este ataque de "phishing", pois a segurança desta está seriamente comprometida.

Sem comentários: