domingo, outubro 04, 2009

Carregadores eléctricos sem fios vão ser comuns


Image Hosted by ImageShack
Um portátil Dell Latitude Z

O carregamento de baterias através de um sistema sem fios, tal como acontece com o Dell Latitude Z, desenvolvido pela Fulton poderá sem breve ser um padrão, evitando assim uma conexão física com uma rede eléctrica.

O sistema da Fulton recorre a uma pequena área de campos electromagnéticos para recarregar as baterias dos dispositivos compatíveis na sua área de emananção, usando uma tecnologia designada por "carregamento indutivo", que se espera ser cada vez mais vulgar.

Para além de portáteis, a mesma tecnologia pode ser usada para outros equipamentos, como telemóveis, leitores de MP3, PDA's, etc, sendo possível estabelecer pontos de carregamento caso se verifique a necessária padronização deste método.

Sendo uma inovação interessante, o facto de usar campos electromagnéticos, mesmo que fracos, levanta óbvias questões quanto a segurança e a interferências com outros dispositivos, acrescendo dificuldades de controle e desperdícios, pelo que esta é uma opção a equacionar com as necessárias reservas.

Sem comentários: