sábado, janeiro 09, 2010

Galileo deverá estar operacional em 2014


Image Hosted by ImageShack
Uma imagem do sistema Galileo

A Comissão Europeia anunciou que três dos seis contratos que permitirão ao sistema de navegação por satélite Galileo foram assinados, prevendo-se que o sistema fique operacional em 2014.

Dentro de semanas os mesmos contratos com a ThalesAleniaSpace, e origem italiana e que irá ser responsável pela manutenção do sistema, com a OHB alemão, encarregue de fornecer 14 satélites e com a Arianespace francesa, que através dos foguetões Ariane enviará os satélites para o espaço, serão formalmente assinados dentro de semanas.

Após um período de estagnação, a assinatura destes contratos permite ao Galileo sair de uma longa fase crítica e voltar a avançar, sendo agora previsto para 2014 que o sistema possa estar operacional.

Obviamente, ainda faltam muitos passos para que o sistema esteja completo e a sua viabilidade comercial assegurada, sem o que, para além das vantagens de um sistema autónomo, o Galileo poderá ser mais um encargo a suportar pelos europeus, enquanto continuam a usar os mesmos receptores de GPS e usar o sistema americano que, após ser removido o factor de erro, serve a esmagadora maioria das aplicações.

Sem comentários: