As condições atmosféricas, nomeadamente uma forte trovoada, poderá ser responsável pela avaria da linha de emergência 112 no distrito de Vila Real, obrigando as chamadas a serem reencaminhadas para o número da rede fixa 259330240.
Esta situação implica que os agentes policiais têm que registar os dados manualmente e depois retransmití-los por telemóvel para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Porto, situação que implica demoras e a possibilidade acrescida de erros.
Não obstante a intervenção técnica ter começado poucas horas após a avaria, facto de realçar numa noite de passagem de ano, foram vários os casos em que houve a necessidade de usar o sistema alternativo que descrevemos, situação agravada por a noite de fim de ano ser propensa a acidentes e implicar um aumento do número de intervenções.
O problema aumenta na medida em que as comunicações fixas, ainda utilizadas por numerosos habitantes, sobretudo os mais idosos, demonstram ser igualmente vulneráveis e pelo facto de, como resultado do encerramento de diversos serviços de atendimento permanente, o tempo de evacuação de vítimas ter aumentado substancialmente.
A alternativa criada ao encerramento de serviços permanentes baseia-se em comunicações eficazes e deslocações rápidas, sendo manifesto que ambas são extremamente vulneráveis às condições atmosféricas, podendo, em zonas mais remotas do Interior, comprometer um socorro eficaz.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário