quinta-feira, janeiro 21, 2010

VOIP ganha a operadores tradicionais


Image Hosted by ImageShack
Um equipamento de voz sobre IP

O Skype, tal como outros serviços que proporcionam ligações de voz sobre IP, têm vindo a ganhar quota de mercado relativamente aos sistemas convencionais, os quais têm vindo a perder mercado em todas as frentes.

No entanto, não é apenas a nível internacional que a voz sobre uma ligação IP ganha adesões, dado que muitos prestadores de serviço incluem chamadas grátis entre quem use ligações fixas e ofereça descontos substanciais noutras modalidades, pelo que o sitema de telefone convencional parece ficar cada vez mais reduzido.

Se excluirmos uma faixa de utilizadores menos vocacionados para a utilização de novas tecnologias, ou que as receiem, a migração em direcção a ligações sobre Internet, com saídas locais para sistemas convencionais, como o SkypeOut, ou acessíveis a partir destes, como o SkypeIn, é cada vez mais rápida, podendo-se antecipar que esta será a ligação padrão dentro em breve.

Falta, sobretudo, que os operadores ofereçam produtos mais integrados, onde as interligações sejam mais adequadas às necessidades dos vários tipos de utilizador e que usem sistemas de voz sobre IP nas chamadas internacionais, diminuindo assim o preço do serviço.

Sem comentários: