terça-feira, março 27, 2012

Fogos regressam com temperaturas elevadas - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um incêndio florestal em Portugal

Com o aumento das temperaturas nos últimos dias, que previsivelmente irão subir nos dias que se avizinham, o número de fogos, bem como a gravidade dos mesmos, tem vindo a aumentar, numa época em que o dispositivo se encontra muito longe da sua máxima força.

Na Pampilhosa da Serra, com a ajuda de um helicóptero, já foi controlado um incêndio que deflagrou numa zona de difícil acesso, perto da barragem de Santo André, onde são bem visíveis os efeitos da seca que o País atravessa.

Com apenas uma equipa de primeira intervenção actualmente disponível neste concelho, é sobre os voluntários, e dependente da disponibilidade destes, que recai grande parte do esforço de combate, particularmente difícil dada a secura dos solos e os acessos cada vez mais difíceis como consequência de falta de limpeza e mesmo de restrições de circulação.

Este é apenas um exemplo entre muitos outros, que ilustra um pouco a situação no terreno, não apenas no respeitante ao tipo de ocorrências, mas também quanto aos meios actualmente disponíveis e ao tipo de dificuldades enfrentadas.

Sem comentários: