segunda-feira, março 12, 2012

Temperaturas sobem na 4ª feira - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Altas temperaturas e seca em Portugal

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê que as temperaturas, já muito altas para esta época do ano, possam vir a subir a partir da próxima quarta-feira, sobretudo nas regiões Norte do País, onde a seca mais se faz sentir.

Quando o mais previsível seria a descida, após um longo período de altas temperaturas e de seca, a previsão do IM vem aumentar as preocupações não apenas dos agricultores, mas das populações em geral, dadas as consequências que esta subida de temperaturas podem implicar.

Para além do perigo de fogos florestais, que continuam a fazer-se sentir, o efeito na agricultura e nas pastagens afectam a economia, resultando numa subida generalizada de preços, tanto mais grave quando ocorre durante um período de crise, podendo agravar o custo de vida, privando os mais desprotegidos de parte da sua alimentação.

É nas zonas economicamente mais deprimidas, no Interior Norte, que mais se sente este efeito, com os custos na alimentação dos animais a aumentar substancialmente dada a impossibilidade de recorrerem aos pastos, resultando na sua venda a baixo custo e no empobrecimento dos produtores.

Sem comentários: