sexta-feira, novembro 02, 2012

Forno termoeléctrico da BioLite - 1ª parte

Image Hosted by Google A versão de campismo do BioLite

O forno de campismo concebido e produzido pela BioLite, ainda em encomenda prévia, implementa numerosas inovações, aliando flexibilidade com uma vertente tecnológica sem descurar a ecologia, merecendo aqui uma referência bastante positiva.

O forno converte calor em electricidade, através de um gerador termoeléctico, que acciona uma ventoinha que, por sua vez, aumenta a eficiência do forno, tendo ao mesmo tempo a capacidade de alimentar dispositivos eléctricos, substituindo com vantagem vários equipamentos.

Entre as vantagens inclui-se o facto de utilizar lenha, que pode ir sendo recolhida durante o trajecto, pelo que não há necessidade de adquirir e tranpostar combustível, pelo que, para além de económico, é ecológico, recorrendo a energia limpa e produzindo poucas emissões poluentes.

Igualmente interessante, é o facto de este forno produzir energia que permite carregar dispositivos que carreguem através de portas USB a 5 volts, algo que sucede com múltiplos dispositivos, incluindo telemóveis de modelos muito comuns ou lampadas de "leds".

Sem comentários: