sábado, novembro 03, 2012

Forno termoeléctrico da BioLite - 2ª parte

Image Hosted by Google A versão de campismo do BioLite

Com perto de uma vintena de centímetros de altura e uma dúzia de largura, pesando menos de um quilo, o forno da BioLite é fácil de transportar, mesmo por um caminhante, fornecendo 3.4 kW a 5.5 kW , no limite superior, o que permite ferver um litro de água em menos de cinco minutos.

Para além da versão para campismo, mais resistente e rústica, existe uma destinada a habitação, com funcionalidades equivalentes, que pode ser usada com igual facilidade, sobretudo em locais remotos onde nem sempre existe electricidade.

O preço deste forno ronda a centena de Euros, acrescendo portes, mas, tendo um preço inicial mais elevado que outros modelos, a diferença será facilmente amortizada dado que o custo de operação é basicamente nulo, com a vantagem de raramente faltar combustível.

Numa época de crise, com o preço dos combustíveis a aumentar e a possibilidade de uma eventual escassez, esta é uma solução que consideramos como particularmente interessante, não apenas para expedições, mas mesmo a nível doméstico, podendo este forno integrar uma solução mais vasta que recorra a tecnologias similares.

Sem comentários: