Imagens do artigo da Land Rover Owners
Naturalmente que tal exclui imediatamente qualquer posição encostada à carroçaria do veículo, que encobre parcialmente a antena e dificulta a recepção, pelo menos de alguns angulos, podendo ainda resultar em interferências, agravadas caso esteja muito encostada e perto de cablagens eléctricas.
Para evitar interferências e obstáculos, o posicionamento num local elevado é aconselhável, sendo a recepção reforçada caso a antena se encontre sobre uma superfície uniforme e plana, que pode ser o tejadilho, o mais adequado devido à dimensão, mas também o mais vulnerável, ou o capot, de menor superfície, numa cota mais baixa, mas menos exposto, sobretudo se protegido por cabos para afastamento de ramos.
Qualquer destas posições será bem mais adequada do que a proposta na LRO, onde se dá primazia à protecção da antena e à diminuição do ruido, colocando em segundo plano a função essencial da antena nas comunicações via rádio, sendo que da perda de eficácia desta podem resultar riscos para quem dependa do sistema de rádio para a própria segurança ou para a de terceiros.
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