Imagens do artigo da Land Rover Owners
Para além da instalação dos cabos, incluindo a sua extensão, da conectividade, onde incluimos todas as fichas e ligações físicas, bem como de afinações, o local onde a antena se instala é determinante, sendo sempre de escolher um local desimpedido, sem obstáculos que encubram algum dos angulos, e sobre uma superfície plana, que possa reflectir as ondas rádio.Naturalmente que tal exclui imediatamente qualquer posição encostada à carroçaria do veículo, que encobre parcialmente a antena e dificulta a recepção, pelo menos de alguns angulos, podendo ainda resultar em interferências, agravadas caso esteja muito encostada e perto de cablagens eléctricas.
Para evitar interferências e obstáculos, o posicionamento num local elevado é aconselhável, sendo a recepção reforçada caso a antena se encontre sobre uma superfície uniforme e plana, que pode ser o tejadilho, o mais adequado devido à dimensão, mas também o mais vulnerável, ou o capot, de menor superfície, numa cota mais baixa, mas menos exposto, sobretudo se protegido por cabos para afastamento de ramos.
Qualquer destas posições será bem mais adequada do que a proposta na LRO, onde se dá primazia à protecção da antena e à diminuição do ruido, colocando em segundo plano a função essencial da antena nas comunicações via rádio, sendo que da perda de eficácia desta podem resultar riscos para quem dependa do sistema de rádio para a própria segurança ou para a de terceiros.
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