segunda-feira, junho 23, 2014

Manual de reabilitação de vítimas de "stress" pós-traumático

O manual lançado pela "Rehabilitation and Research Center for Torture Victims", composto por um total de 459 páginas, escritas em língua inglesa, aborda diversas problemáticas, entre as quais as inerentes ao "stress" pós-traumático.

Este extenso manual, que pode ser descarregado da Internet de forma gratuita, inclui capítulos sobre as várias vertentes deste problema, que versam desde a sua detecção através de comportamentos ou alterações físicas e psicológicas a acções de tratamento, bem como as consequências para quem com estes lida ou interage.

Apesar de incluir capítulos que abordam realidades pouco comuns entre nós, típicas de áreas de conflito ou de outras culturas, existe sempre a possibilidade de extrapolação para uma realidade mais próxima, apontando sempre possíveis soluções.

Sendo uma leitura densa, algo pesada, este livro é interessante para quem, pelo "stress" que vive, pode ter alguns síntomas, sem disso nunca se ter apercebido, facilitando uma auto análise e ajudando a compreender alguns comportamentos que podem implicar apoio externo ou mesmo um tratamento especializado.

Sem comentários: