Partir um espelho retrovisor, mantendo o suporte, estrutura e mecanismo intactos, é algo que pode suceder a qualquer veículo, mas as consequências, dependendo do modelo exacto, podem resultar em encargos completamente díspares, com o fabricante, nalguns casos, a propor a substituição do conjunto completo, o que pode orçar em centenas de Euros.
A solução mais económica e mais rápida, quando possível, é substituir apenas o espelho, colando no seu lugar, sobre o original danificado, caso esteja completo e firmemente seguro, ou sobre o suporte deste, um novo espelho, com a superfície traseira autocolante, que irá aderir sobre uma superfície plana, substituindo apenas o espelho e mantendo os restantes componentes.
Devem-se observar alguns cuidados, nomeadamente a nível da preparação da superfície, removendo todos os fragmentos soltos ou em risco de se soltarem e, tanto quanto possível, uniformizar a superfície, que deve ficar tão plana e limpa quanto possível, após o que se remove o papel protector do novo espelho e se coloca no local correcto, podendo usar-se um pouco de resina sintética para reforçar a aderencia perto dos bordos.
Este processo demora escassos minutos e está ao alcance de qualquer um, sendo uma opção económica, dado que o espelho de substituição custa perto de uma dezena de Euros, incluindo portes, e dispensa qualquer mão de obra adicional, pelo que a aplicação se pode efectuar imediatamente após receber a peça o que, sendo a partir da Europa, demora aproximadamente uma semana.
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