Um helicóptero ao serviço da Autoridade nacional de Protecção Civil (ANPC) caiu durante reabastecimento, quando participava numa missão de combate a um incêndio florestal, ferindo ligeiramente o piloto, único ocupante da aeronave, que foi transportado para o Hospital de S. João, no Porto, de onde já teve alta.
O helicóptero tinha desembarcado uma equipa do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicada, cujos elementos, ao aperceber-se da queda da aeronave, nadaram até ao local, resgatando o piloto com recurso a uma jangada improvisada, quase certamente evitando um acidente fatal.
O acidente ocorreu em Lamoso perto da hora de almoço, no concelho de Paços de Ferreira, quando apoiava o combate a um fogo que deflagrou em Sanfins, ficando o helicóptero inoperacional, em consequência dos danos, sendo de prever que esta será uma baixa defenitiva no dispositivo de combate aos fogos, eventualmente defenitivamente perdido, estando a ANPC a procurar uma solução de substituição.
Apesar de este helicóptero não ser um dos Kamov, cuja manutenção tem levantado numerosos problemas, este segundo Ecureil a ser perdido, fazia parte do mesmo conjunto que incluia 6 kamov Ka32 e 4 destes helicópteros ligeiros, também designados por AS350, pelo que, de alguma forma, está relacionado com os helicópteros pesados que foram igualmente propriedade da extinta Empresa de Meios Aéreos (EMA).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário