Este tipo de motorização aproxima-se da configuração mecânica de alguns dos últimos Defender, mas o número de opções e alternativas oferecidas pela Ibex é francamente superior ao que a Land Rover propunha, com os modelos 240, 250, 300, 330 e 360 e dimensões que vão desde os 3295 milímetros aos 5195 para modelos de 4 rodados e 6195 para modelos de 6 rodados, disponíveis em diversas versões de carroçaria, que vão desde a simples "pick up" a modelos de cabine dupla, passando por versões de transporte de passageiros ou carga.
Ao contrário dos Land Rover, os Ibex podem ser fornecidos em diferentes estágios de finalização, partindo desde um "kit" com alguns componentes instalados até veículos completos, sendo que existe um grande número de alternativas e personalizações por parte do proprietário, sobretudo nos casos em que o veículo é adquirido em estágios mais iniciais, deixando maior liberdade de finalização.
Infelizmente, este tipo de opção, muito popular em Inglaterra, por questões financeiras e fiscais, será difícil de implementar em Portugal, ou noutros países com legislação semelhante, onde a possibilidade de um proprietário construir um veículo, mesmo que sendo posteriormente a uma inspecção, não apenas não está contemplada na lei, como não resulta em vantagens fiscais que justifiquem escolher este caminho.
Não obstante as várias limitações legais, os Ibex, tal como os "Grenadier", caso cheguem a ser produzidos, são veículos todo o terreno interessantes, apetecíveis para quem pretenda um todo o terreno puro e duro, leve, resistente e com bom desempenho fora de estrada, sem luxos ou extras que acresçam ao peso e ao preço, e que podem vir a ser interessantes para preencher um nicho de mercado que parece cada vez ter menos alternativas.
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