terça-feira, novembro 24, 2020

Fonte de alimentação regulável - 1ª parte

Um do equipamento que deve estar disponível, como reserva, é uma fonte de alimentação, ou transformador, com ajuste de voltagem, que permita repor em funcionamento dispositivos cujo próprio transformador se avariar, evitando que fiquem indisponíveis até ser encontrado um substituto compatível.

Entre os muitos modelos disponíveis, por vezes com diversas versões, escolhemos um que proporciona 3 a 24 volts a 2A, 3 a 12 volts a 5A e 9 a 24 volts a 2A, todas ajustáveis, e potências de 48, 60 e 72W, sendo ligado a uma tomada convencional de 110 ou 220 volts, podendo-se escolher o conector de modelo americano ou europeu.

Este modelo tem um cabo de 2 metros de comprimento, um conector de ligação padrão, de 5.5 x 2.5 milímetros, uma eficiência estimada de 95%, muito baixa interferência e circuitos internos de protecção, de modo a evitar curto-circuito, sobre-aquecimento ou sobrecarga.

Um écran com LEDs apresenta a voltagem em uso em tempo real, facilitando a monitorização do equipamento, e o ajuste é feito de forma muito simples, girando um botão de modo a que seja fornecida energia na voltagem pretendida, a qual é fornecidade de modo muito estável, o que flexibiliza a sua utilização.

Sem comentários: