segunda-feira, agosto 02, 2021

"Phishing" em dois passos mais frequente - 2ª parte

Convém ter activado, para além do nível de segurança mais elevado que a plataforma permita, os alertas de "login", que informam o utilizador quando alguém tenta, com ou sem sucesso, aceder à conta, o que permite agir imediatamente, mudando os códigos de imediato, caso perceba que estes se encontram comprometidos.

Caso tal suceda, a recuperação da conta pode revelar-se complexa, dependendo do número de dados e documentos a que os intrusos possam ter acedido e guardado, mas existem mecanismos, os quais, normalmente, implicam o processamento manual de documentos enviados pelo utilizador e um conjunto de verificações, incluindo do local de acesso.

Infelizmente, o "phishing" tem vindo a evoluir, tornando-se cada vez mais convincente e tirando partido na nova realidade pós-Covid, mas, por outro lado, existem mais defesas, que necessitam de ser activadas, com as plataformas a reconhecerem, quase sempre, quando uma mensagem é ilegítima ou fraudulenta, isolando-a das restantes e alertando o utilizador para os perigos inerentes à sua abertura.

No entanto, mais do que a tecnologia, é a educação e o conhecimento que melhor protege os utilizadores, pelo que, em caso de dúvida, a prudência deve sempre prevalecer, independentemente dos argumentos utilizados, sendo de, em caso de necessidade, contactar autoridades ou especialistas, nunca acedendo a uma ligação incluída numa mensagem sem ter a certeza legitimidade de quem a envia.

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