Quem, desde o início do ataque, tentou aceder ao "site" do Continente ou do grupo Sonae, terá recebido uma mensagem comum, a de uma manutenção em curso e o pedido para tentar mais tarde, o que em nada indiciava o que realmente estava a suceder, podendo, no limite, ter estado a aceder ao "site" em simultâneo com os atacantes e a efectuar autenticações ou transações na presença destes.
É de notar que quanto mais tempo o "site" estiver operacional, em abstracto, mais indicia um ataque grave, com disrupção da plataforma e possível perda de dados, podendo apontar para que estes possam ter sido comprometidos e, um dia, possam vir a ser utilizados de forma ilícita, o que implica adoptar medidas preventivas e efectuar alertas, sempre que necessário.
Para além de repor os serviços, reforçar a segurança e adoptar as medidas para que este tipo de ataque seja evitado ou contido no futuro, cabe a quem aloja dados de terceiros mantê-los permanentemente informados quanto à possibilidade de estes terem sido acedidos e aconselhar quais as acções que cada um dos utilizadores do "site" deve efectuar, sabendo que muitos podem não ter os conhecimentos para o efectuar por sua iniciativa.
Apesar de a Sonae assegurar que os dados dos clientes não foram acedidos, aconselhamos os nossos leitores a monitorizar em permanência os cartões que deixaram memorizados em conexão com a plataforma do Continente, e, assim que possível, verificar a integridade da sua conta e proceder à mudança da "password", bem como das que, sendo usadas noutros "sites", são idênticas.
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