Temos vindo a insistir na actualização imediata dos diversos sistemas operativos e aplicações instaladas por atravessarmos uma fase em que os ataques informáticos se têm sucedido, comprometendo a operação de empresas de dimensões importantes, e que recorrem a tecnologias recentes, sendo que a perspectiva é de um agravamento da situação.
Depois dos ataques contra o grupo Impresa, a Vodafone Portugal e os labroratórios Germano de Sousa, para mencionar apenas os caso mais graves, de entre os que são conhecidos e foram avaliados, o grupo Sonae foi, igualmente, vítima de um ataque que paralizou os sistemas que permitem manter em funcionamento a sua plataforma de comércio electrónico, o sistema de facturação, a utilização do Cartão Continente, incluindo-se aqui as suas várias valências, bem como as comunicações.
Este ataque terá começado, sensivelmente, pelas 02:00 da noite de quarta feira, uma hora normal para iniciar este tipo de operação, numa altura em que existe um menor número de técnicos de serviço, seja localmente, seja noutras entidades ou organizações e terá comprometido a integridade da plataforma, sendo ainda incerto a extensão do ataque e qual o tipo de acesso efectuado.
Segundo o grupo Sonae, os dados de clientes não terão sido comprometidos, o que seria da maior gravidade, dado que, para além de dados pessoais e de facturação, existe a possibilidade de, indirectamente, estarem acessíveis meios de pagamento, como consequência do registo de cartões de crédito ou débito memorizados, mesmo que alojados noutros servidores, seja funcionalidades de pagamento inerentes à plataforma e ao cartão Continente, quando efectuadas associações que permitam pagamentos automáticos.
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