quinta-feira, novembro 10, 2022

Seguimento de encomendas dentro do Gmail - 1ª parte

Brevemente, o Gmail irá disponibilizar informações de seguimento de encomendas dentro da sua própria plataforma de correio electrónico, para o que identificará os dados relevantes de cada compra cujos dados estejam presentes na caixa de correio, incluindo aqui as referências que permitem identificar o sistema de transporte e transmitir ao utilizador os dados que dele constam.

Esta funcionalidade simplifica o seguimento de encomendas, sendo particularmente interessante a sua chegada nesta altura de fortes compras "online", evitando que o utilizador necessite de efectuar diversas operações e aceder a "sites" externos, com a informação disponível a ser apresentada dentro do Gmail, algo que tem a vantagem de reduzir riscos de navegação e possibilidades de "phishing".

Estando presente um número ou referência de seguimento, a informação relevante será apresentada directamente, num quadro-resumo no topo da mensagem, podendo o utilizadore optar por receber as actualizações do estado directamente na sua caixa de correio, sem que seja necessário o recurso a "sites" externos, facilitando em muito todo o processo e garantindo informações actualizadas, algo que o próprio transportador pode não fazer automaticamente.

Desta forma, o utilizador receberá também os alertas de incidente, como retenção de encomendas, demoras alfandegários, necessidade da intervenção do destinatário ou de outros operadores, sem ter que esperar pelos avisos por parte do transportador, o que pode encurtar o tempo de trânsito, facilitando a entrega das encomendas dentro dos prazos previstos.

Sem comentários: