Não obstante as suas inegáveis qualidades, muitas das quais já mencionamos anteriormente, e apesar das constantes actualizações, o Opera não tem ultrapassado os 3.5% em termos de percentagem de utilização a nível de navegadores, pelo que apenas uma novidade de peso pode alterar esta dificuldade em popularizar-se.
Foi recentemente revelado que o Opera passará a ter integrado no navegador, incluindo as verões GX, mais vocacionadas para os jogadores, e as que se destinam a plataformas móveis, a sua própria versão do ChatGPT, competindo directamente com rivais muito mais poderosos, como a Microsoft, que está a transportar uma solução semelhante para o Edge, ou o Google, que está em vias de alterar o seu sistema de pesquisa.
Para além de ser um investimento a considerar, a integração deste tipo de funcionalidades não deixa de implicar riscos, seja pela eventual instabilidade na plataforma, seja porque a interacção com os utilizadores e os resultados obtidos poderem ser negativos, induzindo em erro, mesmo que não em termos factuais, mas contextuais, o que não impediu o Opera de fazer o ícon do ChatGPT na barra lateral, juntamente com os acessos rápidos a mensagens instantâneas, vídeos ou configurações, demonstrando bem a aposta nesta novidade.
O anúncio, ainda sem datas, consta do "site" oficial do Opera, sendo de esperar que o ChatGPT surja numa versão a disponibilizar proximamente, de modo a poder concorrer directamente contra os seus principais rivais, começando a implementação pelas versões de desenvolvimento e de teste e terminando na versão estável, esperando-se que, nessa altura, estejamos diante de uma solução consolidada e que permita uma utilização fluída e com resultados acertados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário