Existem diversos sistemas para monitorizar a bateria de um veículo automóvel, alguns dos quais com um conjunto de funcionalidades que correspondem ao exigível pelo utilizador comum e que permitem receber a informação num dispositivo móvel, onde também serão recebidos eventuais alertas.
O monitor de bateria que usamos como exemplo é designado por BM6, o mesmo identificador que vai surgir na conexão via "bluetooth", suportanto o protocolo 4.2, permite efectuar leituras entre os 6V e os 20V DC, com uma precisão de 0.03V entre os 9 e os 16V DC, operando a temperaturas entre os -40º e os 90º.
Este equipamento é de pequenas dimensões, com apenas 55 x 41 x 12.5 milímetros, inclui sistemas de protecção contra polaridade invertida e curto circuito, obedece à norma IP67, e tem uma currente média de funcionamento de 1.5mA, sendo compatível com as habituais baterias de ácido e LiFePO4 e com os alternadores convencionais, que podem ser testados, ao contrário dos alternadores inteligentes cujo teste pode ser inconclusivo.
A instalação física é extremamente simples, bastando conextar os conectores do monitor aos terminais da bateria e fixar a unidade numa superfície plana da bateria, usando uma fita de duas faces de boa qualidade, podendo, em alternativa, recorrer-se a velcro, que terá, igualmente, ser capaz de suportar as temperaturas que se verificam dentro do compartimento do motor e manter o equipamento fixo mesmo durante acelerações ou travagens mais bruscas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário