A Jaguar Land Rover acaba de apresentar o seu novo logotipo, que vem simbolizar a nova estratégia do grupo que assume, cada vez mais claramente, a intenção de visar um segmento de mercado que, pelo menos no nosso País, pode ser considerado como de luxo, ou perto disso, praticando preços que vão colocar a produção fora do alcance dos adeptos da marca, sendo certo que o volume de vendas irá baixar.
Há muito que o novo posicionamento do grupo se vinha distanciando das suas origens, que eram veículos de trabalho, práticos e resistentes, destituídos de luxos, tendo evoluído no sentido de se centrar no segmento superior do mercado, onde veículos como o antigo Defender, o último representante do conceito original, obviamente já não tinha lugar, não obstante este ser um dos modelos favoritos da rainha Isabel II e de boa parte da aristocracia inglesa, que nele encontrava um misto de distinção, originalidade e praticabilidade.
A redefenição do grupo e a separação de modelos em marcas independentes, não obstante a declaração de estabelecer que aos Discovery caberia o segmento familiar, e lembramos que um Discovery, em Portugal, tem um preço que começa perto dos 54.000 Euros, subindo rapidamente com extras ou acessórios, muito acima do valor médio pago por um veículo entre nós, e podemos aqui incluir alguns SUV, vem confirmar o que consideramos como uma estratégia errada, que faz a marca sair de segmentos apetecíveis, nos quais se encontra a maioria dos apreciadores dos Land Rover, entrando em concorrência directa com modelos de marcas de prestígio num segmento onde estas há muito são favoritas.
Ainda estão por apresentar os logotipos das marcas agora criadas, e que correspondem a antigos modelos, mas, face à extrema simplificação com que nos deparamos perante o logotipo agora apresentado, não podemos deixar de esperar que estes sejam, essencialmente, um apuramento dos logotipos dos modelos, sem qualquer simbologia adicional, enquanto se vão perdendo tradições e a ligação a um passado que, aparentemente, já não é bem visto entre quem dirige o grupo, tais as opções que têm vindo a orientar uma política comercial que nos parece desajustada da realidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário