Obviamente, existem diversos factores para que este tipo de análise possa induzir em erro, sendo exemplo uma falha nas comunicações com uma área geográfica de relevo, do que resulta um conjunto de queixas que vai apontar para o "site", ignorando que o problema se pode centrar noutras questões, pelo que as informações obtidas desta forma devem ser equacionadas com os devidos cuidados.
Também convém verificar se, recorrendo a outra plataforma, como um dispositivo móvel, que pode ter uma aplicação específica para acesso, os resultados se mantêm, bem como testar outro computador ou, caso indisponivel, recorrer a um navegador diferente, sendo frequente uma resposta distinta no primeiro caso enquanto, no segundo, tendencialmente o resultado será o mesmo no caso de apenas se mudar de navegador.
A perda de funcionalidades, parcial ou completa, e que podem ir desde a impossibilidade de estabelecer novas conexões ao envio de mensagens, passando pelo carregamento de ficheiros, é mais frequente do que a perda completa de acesso, tratando-se de "sites" relevantes, podendo ter as mais diversas origens, incluindo actualizações que não correram da melhor forma ou falhas nalguns componente críticos, sendo certo que, num prazo que tende a ser curto, a normalidade será reposta.
No entanto, caso a decisão não seja aguardar um pouco, e mesmo para despistar eventuais problemas locais, será sempre de efectuar alguns testes simples, que dispensam conhecimentos técnicos menos comuns, e que podem, muito rapidamente, tranquilizar o utilizador, fornecendo algumas pistas quanto à origem da situação que está a enfrentar de momento.
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