terça-feira, outubro 10, 2023

Reclamar é preciso - 1ª parte

Por, entretanto, termos sido contactados pelo Paypal, que decidiu pela devolução do valor pago para o desalfandegamento, voltamos a este assunto, para que os nossos leitores tenham conhecimento do resultado de uma diligência na qual não depositamos grande esperança mas que, contrariando as probabilidades, deu os seus frutos, o que reforça a nossa convicção de que, mesmo que a probabilidade de sucesso seja baixa, deve-se sempre reclamar, sendo este um acto cívico que contribui para um melhor funcionamento da sociedade.

Demorou uma dezena de dias até que o Paypal tomasse uma decisão, uma demora inevitável dado que a outra parte, a quem cabe efectuar o reembolso, é sempre contactada, tendo sido validados os nossos argumentos, cabendo ao eBay, caso opte por esse caminho, solicitar ao vendedor, que não preencheu a informação que deve constar da etiqueta, e que tem que incluir o IOSS, o valor em causa.

Essencialmente, é necessário apresentar a reclamação junto do Paypal, anexando os vários documentos de desalfandegamento, com o valor deste, a etiqueta, sem os dados necessários, bem como um contacto inicial com o vendedor a explicar a situação e solicitar o reembolso, bem como a informação por parte do eBay, onde estão estipulados os procedimentos.

Antes de iniciar o processo com o Paypal, após a devolução do IVA preenchendo o formulário do eBay, será de reclamar o valor do desalfandegamento, que será recusado, sendo que esse contacto com o eBay, acaba por ser relevante para a devolução do valor em causa, por haver uma incongruência entre a recomendação por parte do eBay de um dado procedimento e a recusa em assumir custos que recaem sobre o cliente.

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