sexta-feira, julho 05, 2024

Cola para soldadura de metal a frio - 1ª parte

Um dos produtos mais úteis a que tivemos acesso nos últimos meses foi a cola de dois componentes destinada a efectuar o que pode ser descrito como uma soldadura a frio, o que permite efectuar pequenas reparações em metal sem que para tal seja necessário dispor de conhecimentos ou materiais mais específicos.

Este tipo de cola permite reparar falhas, fissuras ou rachas em peças metálidas, como o ferro ou o cobre, mas também é compatível com materiais não metálidos, para efeitos de enchimento, incluindo-se aqui peças em vários tipos de materiais, como cerâmicos ou mesmo madeiras.

Uma das vantagens deste tipo de cola é a sua resistência a temperaturas elevadas, suportando até 150º, tendo, após completamente seca, uma dureza semelhante à do metal, podendo ser aplicada em camadas relativamente finas sem que por isso tenha uma redução a nível de propriedades ou de durabilidade.

A aplicação é extremamente fácil, bastando misturar os dois componentes, em partes iguais e aplicá-la sobre uma superfície limpa com uma espátula ou outro utensílio, tendo um espaço de tempo de aproximadamente 20 minutos para trabalho, podendo ser aquecida em água quente dentro das bisnagas, caso esteja dura.

Sem comentários: