quinta-feira, outubro 23, 2008

14% dos portugueses acede a comunidades "on-line" ou redes sociais


Image Hosted by ImageShack
Écran de um perfíl no MySpace

Mais de 1.400.000 de portugueses, correspondendo a cerca de 17% da população com mais de 15 anos de idade, mas com especial incidência nas camadas mais jovens, acede a redes sociais ou comunidades virtuais na Internet.

A maior parte dos utilizadores acede a estas redes para fins de entretenimento e lazer, como ouvir ou descarregar músicas, participar em jogos "on-line" ou interagir com amigos.

O perfíl do utilizador é o de um jovem estudante com idade entre os 15 e os 17 anos, residente na zona do Grande Porto e oriundo de uma classe social alta.

Analisando brevemente quer o número de utilizadores, quer o perfíl dos mesmos, podemos aperceber-nos do enorme número de situações de potencial vulnerabilidade e da necessidade de acompanhamento por parte de pais e educadores, com a necessária formação, de forma a que os riscos sejam minimizados.

Estamos convencidos de que este números continuarão a aumentar, mas que a predominância dos mais jovens irá dar lugar a um maior equilibrio etário, situação que poderá implicar diversas mudanças nestas comunidades, tornando-as mais, provavelmente, mais seguras, como resultado de um tipo de interacção diferente onde a maior formação dos adultos será essencial.

Sem comentários: