sábado, outubro 25, 2008

Acidente na linha do Tua terá resultado de um abatimento da via - 2ª parte


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Uma das automotoras da linha do Tua

Se por um lado a CP garante que a automotora se encontrava em perfeitas condições e fora inspeccionada na véspera do acidente, a REFER, responsável pela via, admite que as composições em uso não seja as mais adequadas, enquanto menciona os investimentos que tem feito na linha do Tua.

Lembramos que, para além de alguns investimentos, que efectivamente não abrangem uma consolidação efectiva da via, foi implementado um sistema de retransmissão, destinado a facilitar as acções de socorro, as quais se deparam com dificuldades adicionais numa zona em que os telemóveis nem sempre têm acesso à rede.

Deve-se, também, analisar se o sistema de monitorização existente corresponde às necessidades, sabendo-se que os acidentes recentes têm resultado de situações diversas, mas que têm como traço comum a imprevisibilidade e o imediatismo, ocorrendo na altura da passagem do comboío, pelo que dificilmente um sistema de alarme será eficaz.

Dado que a consolidação de toda a extensão de uma linha que atravessa uma zona montanhosa e sobranceira a um rio e a sua protecção contra desprendimentos de pedras ou aluimentos de terra é extremamente dispendiosa e dificilmente será economicamente viável, a única solução realmente segura, a reabertura à circulação parece algo improvável, condenando assim o Metro de Mirandela a fechar.

Espera-se que o relatório defenitivo, da responsabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, esclareça as circunstâncias e as causas que provocaram mais um acidente mortal na linha do Tua e possa apontar soluções que garantam a necessária segurança, sem o que este troço ferroviário de inegável interesse turístico poderá ser encerrado.

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