quinta-feira, setembro 24, 2009

Anunciada a norma do USB 3.0


Image Hosted by Imageshack
Um esquema do novo conector USB

O USB Implementors Forum (USB-IF), anunciou a nova norma USB 3.0, também designada por SuperSpeed, que permite efectuar transferências de dados até aos 4 Gb/s, suplantando largamento os 480 Mb/s de velocidade máxima da norma 2.0.

Já existem diversos fabricantes interessados em utilizar o USB 3.0 na conexão de dispositivos que necessitam de elevadas taxas de transferência, como sistemas de imagem digitais ou "pen drives", para o que a sua normalização é absolutamente necessária para assegurar compatibilidades.

Cabe à USB-IF estabelecer a norma apresentada pela primeira vez a 18 de Setembro de 2007 e que desde 09 do corrente mês passou a ser suportado pelo sistema operativo Linux com o "kernel" 2.6.31, esperando-se que os "boards" construidos em 2010 já implementem o USB 3.0.

As velocidades máximas anunciadas, tal como acontecia com as normas anteriores, são teóricas, sabendo-se que na prática ficam muito abaixo dos valores indicados, mas as diferenças apontam para a enorme diferença de desempenho que desde já se prevê.

Sem comentários: