sexta-feira, setembro 25, 2009

Área ardida é cinco vezes maior do que em 2008


Image Hosted by Imageshack
Um fogo florestal em Portugal

Os dados apresentados pela Autoridade Florestal Nacional (ANF), revelam que arderam mais de 58.000 hectares desde o início de 2009, o que corresponde a perto de cinco vezes mais do que a área área ardida no mesmo período no ano passado.

Enquanto o ano passado arderam 12.447 hectares, um número anormal e excepcionalmente baixo que não deve ser usado como comparação, os dados da ANF para o mesmo período que vai de 1 de Janeiro a 15 de Setembro contabilizam em 2009 um total de 58.612 hectares queimados, composto sobretudo por zonas de mato.

Também o número de ocorrências aumentou, com 18.998 este ano contra as 13.832 de 2008, verificando-se que, em média, os incêndios ocorridos em 2009 são de muito maiores proporções, sendo este um dado a ter em conta quando se analizar a evolução dos dados.

Apesar de continuarem longe do objectivo de manter a área ardida abaixo dos 100.000 hectares, é perfeitamente possível que se cheguem aos 70.000, número que deve ser comparado com o esforço de reflorestação realizado de modo a ser possível aferir qual o saldo final e a direcção que se segue.

A gravidade dos números, para além dos efeitos conhecidos em termos de prejuizos humanos, materiais, ambientais ou outros, deve sempre ser equacionada perante os diversos efeitos colaterais, que incluem desde o ordenamento do território à sustentabilidade, passando pela vertente social, mas também de acordo com o balanço que resulta da contínua diminuição de área florestal e do impacto que tal tem para as gerações futuras.

Sem comentários: