quarta-feira, junho 16, 2010

Meios do INEM podem ser desactivados - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma amubulância ao serviço do INEM

A crise económica e o subsquente corte de verbas pode afectar o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), podendo ter como consequência a desactivação de meios, entre os quais se encontram os helicópteros de socorro.

A falta de pessoal, sobretudo de enfermeiros, algo que parece cada vez mais inevitável quando se aproxima o Verão, tem como consequência a impossibilidade de manter o número necessário de tripulações, algo que é reconhecido pelo próprio INEM, que assume as dificuldades me manter operacionais alguns dos meios mais sofisticados.

Esta denúncia do Sindicato dos Enfermeiros vem relembrar um assunto que não é novo e foi por diversas vezes abordado por nós, que implica questões que vão desde os vínculos contratuais até às condições de trabalho e perspectivas de carreira, as quais têm sido consideradas insatisfatórias para estes profissionais.

Será sobretudo o Norte e o Alentejo que poderão ser mais afectados por estes cortes, com a possibilidade de pararem ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), as quais foram instaladas para compensar o encerramento de Serviços de Atendimento Permanente (SAP).

Sem comentários: