quarta-feira, maio 30, 2012
Pedido de sangue grupo B negativo
Por motivo de doenca grave, esta hospitalizado à espera de ser operado. Ainda nao o foi porque tem um sangue raro. Sangue: B- (B-).
Pede-se a quem tenha este tipo de sangue que contacte com urgencia: Luis de Carvalho -931085403. Se nao puderes ajudar, por favor divulga **** Nao custa nada passar..
HOJE POR ELE AMANHA (oxalá nao precises) POR TI ...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Olá Nuno,
A tua intenção é a melhor, mas eu nestas coisas - chama-lhe cinismo se quiseres :) - não consigo passar uma informação destas sem a verificar primeiro.
Começo por ter as minhas dúvidas que quando alguém dá sangue tal acto possa ser dirigido a uma pessoa em particular, dado o tratamento que é dado ao sangue recolhido, mas depois gosto de fazer alguma investigação. Neste caso peguei no nº de telemóvel e pesquisei no bing, e obtive muitos resultados.
Este é o 1º...
http://www.solidariedadeblog.blogspot.pt/
se procurares, esse pedido de sangue já vem de 2007. Assumindo que foi legítimo o pedido, claramente já perdeu a pertinência.
Este é um texto que envio quando recebo mensagens deste tipo de amigos. Dentro do lado pedagógico que o Verão Verde tem tido, acho que fazia sentido um post dedicado ao assunto, pois muitas vezes por detrás destes pedidos angustiados existem motivações muito obscuras:
Olá Alho,
Sempre que recebo uma mensagem deste tipo, tento determinar se tem o mínimo de veracidade. É parvo, é incompreensível, é inqualificável, mas há malta que se diverte a inventar estas histórias, pegando por ex. neste caso numa foto de um drama certamente real para apelar a nossa solidariedade.
Neste caso era fácil descobrir que esta mensagem se insere nessas mensagens cujo propósito não é nem de perto, nem de longe, ajudar o tal drama eventualmente real. Sempre que se menciona que o reencaminhamento da mensagem constitui um benefício financeiro para o caso em questão, é o primeiro sinal que o objectivo da mensagem é dúbio, provavelmente visa apenas a recolha de emails válidos para fins de SPAM, pois não há nenhum mecanismo que permita contabilizar esses reencaminhamentos, e por consequência, tranformá-los em dinheiro.
O outro sinal é a falta de contactos para determinar a veracidade da mensagem, e a validade da mesma. Na falta de contactos, considerar a mensagem falsa, na presença dos mesmos, ligar para verificar que o drama é real e que o pedido em causa ainda é válido. Imagina as mensagens de miúdos desaparecidos há anos, cujos pais ainda são incomodados com relatos que foi visto um miúdo parecido aqui ou ali, quando a criança já apareceu e já nem é criança. É uma experiência que não tem de ser revivida.
Para terminar, pesquisar na internet por uma frase da mensagem, eu por ex. descobri várias páginas na internet onde a mensagem aparece, algumas a confirmar que o caso não é real, repara neste link com 2 anos:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091119173115AATt2nu
Ou seja, mesmo que fosse um caso verdadeiro, já não era pertinente.
Claro que não podemos por tudo no mesmo saco, qual Pedro e o Lobo, daí este sentido crítico.
Infelizmente não podemos acreditar só porque é uma pessoa conhecida quem nos reencaminha a mensagem, cabe-nos a nós informá-la e esperar que não leve a mal e a reencaminhe para quem lha tinha reencaminhado
Olá Alberto
Sei que infelizmente isso acontece, sobretudo no caso das crianças desaparecidas, mas tendo sido enviado por um amigo de há muito e no qual tenho toda a confiança, a minha opção foi mesmo a de aceitar como verdadeiro. No caso dos desaparecimentos, caso não estejam no site da PJ, assumo que são falsas, salvo prova em contrário.
Seja como for, apenas publico, aqui e no FB, mas não replico via correio electrónico pq as cadeias são sempre de evitar.
Abraço e obrigado
Caro Alberto Silva
Recebi o mesmo email enviado por um amigo e toca de investigar. Também já fiz alguns telefonemas, não por causa deste mas por outros casos similares.
Cheguei aqui porque também tenho a sua opinião acerca destes reencaminhamentos ou cadeias, o que se lhe queira chamar. Há muita gente que na melhor das intenções, e porque dá menos trabalho, assim que recebem estas coisas, toca logo de as reencaminhar e muitas vezes até se esquecem de apagar os endereços que já veem de trás... e assim ficam com as suas consciências tranquilas, convencidas que fizeram a sua boa ação do dia.
Não me quero alongar mais, apenas pedir ao Nuno Cabeçadas que mantenha estes textos no blog, pode ser que sejam úteis a outras pessoas.
Cumprimentos
Enviar um comentário