Bateria dupla instalada num Defender
As conexões estão bem identificadas, e os conectores são de boa qualidade e fáceis de utilizar, mas toda a instalação e cablagem requerem sobretudo atenção, estando ao alcance de quem tenha alguns conhecimentos de electricidade automóvel.Chamamos a atenção para o facto de recorrer a duas baterias com sistema de carga dividida não ter efeito directo a nível da bateria principal, ou seja, se esta descarregar, a bateria secundária não a irá substituir, a menos que sejam feitas alterações nas ligações, pelo que os cuidados habituais para que não descarregue devem ser sempre devidamente observados.
Obviamente, este é um sistema simples, muito menos sofisticado do que algumas das alternativas mais dispendiosas disponíveis no mercado, mas cumpre as suas funções adequadamente e sem falhas, sendo acessível, de fácil instalação e pequenas dimensões, faltando sobretudo a capacidade de fornecer dados visuais sobre a carga das baterias sob a forma de um display no painel de instrumentos.
O preço, incluindo VAT, mas sem portes, passa um pouco a trintena de Euros, sendo uma alternativa a ter em conta para todos quantos usem uma segunda bateria e equipamentos eléctricos adicionais que consumam alguma energia eléctrica, como frigoríficos, e necessitem de proteger a bateria principal.
Sem comentários:
Enviar um comentário