segunda-feira, abril 07, 2014

Captura remota de imagens com Canon EOS - 1ª parte

Image Hosted by Google Écran do "EOS Capture" da Canon

As Canon EOS digitais podem ser disparadas remotamente recorrendo a vários processos, sendo o mais comum o sistema de disparo remoto, que, dependendo do modelo, pode ser ligado por cabo ou por infra-vermelhos, tendo como alternativa o disparo por "software", com conexão a um computador pessoal.

Para usar este último sistema, para além de uma câmara que suporta esta funcionalidade, e que basicamente inclui todas as EOS digitais, mesmo algums das mais antigas, um cabo USB, para ligação ao computador, onde é instalado um "software" que suporta esta funcionalidade, e um tripé, para montagem da câmara.

Inicialmente, a Canon disponibilizava o "Remote Capture", um "software" destinado a esse fim específico, que ainda se encontra disponível no "site" do fabricante, sendo posteriormente substituido pelo "EOS Capture", que está integrado nas versões mais recentes do "ZoomBrowser", designado por "ImageBrowser" nos computadores Macintosh.

Não obstante esta integração, o "EOS Capture" funciona como uma aplicação independente, recorrendo ao "ZoomBrowser" ou "ImageBrowser" apenas para efeitos de activação, sendo que estes últimos programas poderão, posteriormente, gerir as imagens recolhidas.

Sem comentários: