Colocar correntes é obrigatório em determinadas condições, sendo um opcional muito popular em diversos países do Norte da Europa, mas entre nós, e sobretudo nos veículos com tracção integral, raramente são utilizadas, salvo quando as autoridades policiais assim o determinam, como forma de facultar o acesso a zonas nevadas, tal como sucede, periodicamente, no maçiço central da Serra da Estrela.
Estas correntes existem sob diversos formatos, que pode ser a corrente contínua, tal como normalmente é conhecida, mas também sob a forma de múltiplas abraçadeiras, que costumam ser cinco por pneu, devendo ser utilizados nas rodas motrizes, ou com o aspecto de um revestimento, como se de uma meia se tratasse.
Em tecido sintético e impermeável, estas meias envolvem completamente o pneu e aumentam substancialmente o atrito, facilitando a aderência em neve e gelo, algo que pode, igualmente, ser obtido de forma temporária através de um dos "spray" que permitem cobrir o piso de resina, sendo uma solução a ter em conta em caso de emergência, mas que não se destina a substituir outros meios mais permanentes.
A utilização destes "spray" é muito simples, bastando desenhar com ele um padrão semelhante ao de uma corrente, ou um simples zigzag no piso de cada pneu, podendo-se reforçar, adicionando um segundo padrão, que pode ser um zigzag inverso, caso não se obtenha a aderência pretendida.
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