A opção por desmontar o motor de arranque, podendo parecer a mais trabalhosa, por implicar desapertar um maior número de parafusos e contactos eléctricos, parece ser, efectivamente, a mais razoável e a que mais facilita um trabalho de qualidade e não demorará mais tempo, porque o processo de abertura e substituição dos componentes internos do motor de arranque se realiza em condições de melhor acessibilidade, facilitando a manipulação e inspecção dos componentes.
Nem sempre, ou só ocasionalmente, será necessário substituir a totalidade dos componentes incluídos nos "kits" mais completos, podendo tal ser efectuado como medida de precaução, sendo o mais frequente que apenas os dois contactos em cobre estejam desgastados ou sujos, impedindo a passagem da corrente com a intensidade necessária para o arranque do motor.
Tão importante quanto a operação de desmontagem e montagem, bem como as respectivas verificações, é a limpeza dos vários contactos, o que implica o recurso a produtos próprios, incluindo "sprays", bem como a utilização de uma junta eficaz, que mantenha protegidos os componentes internos, evitando que água e pequenas poeiras possam entrar.
Sendo uma reparação simples, implica confiança e um mínimo de conhecimentos, para além do material, que pode estar como reserva, dado o baixo preço, das chaves adequadas e de um lugar apropriado, e, caso os sintomas previamente mencionados, não deve ser adiada, dado o risco de imobilização da viatura, com todos os inconvenientes que tal implica.
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