A esmagadora maioria dos veículos recentes possui sistemas de chaves codificadas, ligadas a um alarme ou imobilizador, e a sua substituição pode ser dispendiosa, sendo frequente atingir valores na ordem das centenas de Euros, do que resulta a tentação de adquirir um equipamento que permita a sua programação, cujo preço pode ficar perto dos 100 Euros, o que, acrescendo ao facto de poder ser utilizado em novas situações, surge como um investimento lógico.
Na verdade, o problema pode ser bastante mais complexo, dependendo do modelo de veículo e do equipamento selecionado para o efeito, a que acresce a necessidade de adquirir as chaves por codificar e possuir os conhecimentos para efectuar uma operação que, sendo simples, pode correr mal, sobretudo em função do equipamento utilizado, podendo, no limite, bloquear o sistema de alarme e imobilização do veículo, obrigando ao seu reboque para uma oficina especializada.
Não havendo soluções realmente universais a preço acessível, é obrigatório verificar cuidadosamente se o equipamento a utilizar é compatível com o veículo, o que implica não apenas ser o modelo exacto, mas do ano e da versão correcta, lembrando que um modelo com a mesma designação, e mesmo aparentemente igual, comercializado em países ou continentes diferentes pode ter sistemas completamente distintos a nível de electrónica.
Os sistemas de programação devem, igualmente, permitir uma actualização do "software" interno, sem o que deixarão de ser compatíveis com os novos veículos e eventuais erros presentes não poderão ser corrigidos, sendo ainda de equacionar a possibilidade de selecionar um modelo com diferentes tipos de conectores, já que a típica ficha OBD2 não é universal em termos físicos.
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