terça-feira, março 03, 2020

HUD em veículos sem ODB2 - 4ª parte

Com apenas 90 x 54 x 12 milímetros e um peso de 40 gramas, este modelo requer uma voltagem de operação entre os 8 e os 18 V DC, uma corrente em operação de 40mA e em "stand by" de 15mA, dispondo de um carregado de 12V de 1000mA, incluído no conjunto, tal como o manual de operações, obviamente muito reduzido dada a facilidade de operação do equipamento, um tapete aderente e uma película reflectora.

Este equipamento permite avaliar velocidades até aos 400 quilómetros por hora, com um arranque a frio de 30 segundos e a quente, desde a perda à recuperação do sinal de GPS, de apenas 1 segundo, tendo uma precisão da bússola de aproximadamente 1º, enquando a precisão do velocímetro, pelo previamente exposto, irá ter uma maior amplitude, dependendo em muito da situação concreta.

Um destes sistemas, sem ligação a uma porta OBD2, custa a partir de uma quinzena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, funcionando de forma completamente autónoma, sem necessidade de instalação, salvo a ligação a uma tomada de isqueiro ou, opcionalmente, a um circuito de 12 volts, e proporciona uma indicação bastante aproximada da velocidade, sendo útil, sobretudo, para quem tenda a exceder os limites, do que decorrem consequências que devem ser evitadas.

Embora os modelos mais simples, sem ligação OBD2, ofereçam um conjunto de informação que, para além da velocidade, é pouco relevente, a facilidade de visualização desta e os alarmes proporcionados podem significar a diferença entre uma multa, e uma eventual inibição de conduzir, e uma viagem mais tranquila pelo que, para quem se inclua entre os que estão mais atentos ao velocímetro, esta deve ser uma opção a ter em conta.

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