Uma falha nos servidores de DNS da Vodafone Portugal impediu a esmagadora maioria dos clientes de aceder à Internet, ficando reduzidos aos serviços de televisão e telefone fixo, com o problema a arrastar-se desde pouco depois das 01:00 da manhã até perto das 07:00, com alguns clientes a queixar-se da continuação da ausência de serviço depois das 09:00.
Dado que a falha era apenas nos servidores de DNS, primário e secundário, mantendo-se a restante infraestrutura da rede operacional este problema era ultrapassável caso se configurasse nos equipamentos um novo endereço de DNS, que pode ser o da Google, por oferecer uma excelente disponibilidade e segurança.
Os passos a seguir são simples e estão ao alcance da maioria dos utilizadores, começando por se clicar no ícon de rede, cujo aspecto varia conforme seja uma conexão com ou sem cabo, e faz aparecer uma pequena janela com o nome da ligação em uso, no qual se deve clicar para aceder ao menú de configuração desta.
No menú, é possível aceder a um extenso conjunto de parâmetros, sendo que aquele que nos interessa é o que permite aceder às configurações do TCP/IP, no qual se encontram, essencialmente, dois conjuntos de opções, sendo a primeira o endereço, que mantemos tal como está, a ser atribuído por um servidor, e o de DNS, que será alterado.
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